Cooktop: Veja Dicas Essenciais Antes de Adquirir o Seu
A cozinha é um dos ambientes que está cada vez mais moderno. Os eletrodomésticos estão ficando cada vez mais tecnológicos e um deles que mudou bastante conforme os anos foi o fogão. Hoje estamos vivendo a ascensão do fogão de cooktop. Por ser um item novo no mercado acaba gerando muitas dúvidas para os consumidores que desejam ter sua cozinha planejada. Para sanar algumas dessas dúvidas, preparamos um compilado com o que você precisa saber do cooktop.
Conheça mais sobre o fogão de cooktop
A diferença básica entre fogão tradicional e o cooktop é que o tradicional é formado por mesa e o forno, além disso ele pode ficar solto ou embutido nos móveis planejados. Já o cooktop conta apenas com mesa e ele necessita ficar sob uma bancada previamente planejada para ele. Como o cooktop só conta com a mesa, o forno deve ser comprado separadamente. Tanto o forno eletrico, quanto o cooktop precisam de um mobiliário planejado e específico para eles.
Tipos de cooktop existentes no mercado
Os tipos de cooktops variam de acordo com a fonte que gera o calor do aparelho. Há os modelos à gás que são adaptados para usar o GLP, ou gás de botijão. Há também os modelos elétricos e por indução. Os modelos a gás consomem de forma semelhante aos modelos de fogão tradicionais.
Nos modelos elétricos o calor é por uma resistência elétrica. Os modelos por indução são aquecidos por um campo magnético e faz com que o calor seja provocado diretamente na panela, mas são considerados elétricos também.
A maior restrição dos fogões de cooktops está para os de indução, pois eles não funcionam em qualquer tipo de panela. Obrigatoriamente as panelas que servirão para o fogão de indução são as de materiais magnéticos, com fundo de ferro fundido ou aço multicamadas. É ideal que as panelas tenham o fundo plano ao invés de arredondados. As panelas de vidro, cerâmica, barro e alumínio não são compatíveis com cooktops por indução.
Os outros modelos de cooktop não possuem restrições para as panelas. Observe se o cooktop tem tamanhos de queimadores diferentes, para poder utilizar panelas de tamanhos variados. Há modelos que oferecem queimadores tradicionais e por indução. Avalie de acordo com seu desejo e necessidade.
Instalação do cooktop
Há modelos que precisam ser ligados diretamente na rede elétrica e com uma fiação específica para o cooktop. A bancada precisa ter entre 30 e 60 milímetros no mínimo. Além disso é imprescindível que a bancada seja resistente ao calor, como granito,mármore, silestone etc. Há uma distância mínima da parede e de outros eletrodoméstico, mas varia de acordo com o modelo. É importante você estar a par de todas essas especificações para planejar adequadamente sua cozinha.
Consumo de energia dos cooktops
Se você escolher um cooktop a gás, terá a vantagem de poder utilizar fósforos caso falte anergia, pois o uso de energia se limita ao acendimento dos queimadores. Ao contrário dos modelos por indução e energia, pois seu funcionamento depende totalmente da energia. Os modelos elétricos gastam tanto energia quanto um chuveiro, por esse motivo é provável que haja aumento no consumo de energia na troca de um fogão tradicional por um cooktop elétrico.
Assistência Técnica Autorizada de Cooktop em Santos | São Vicente | Guarujá | Cubatão | Bertioga | Praia Grande | Eletrosan – Linha completa de produtos Tramontina você só encontra aqui na Eletrosan! A Tramontina nunca para de se reinventar. A vocação para fazer bem feito, o compromisso ético e a busca incansável pela qualidade e bem-estar das pessoas traduzem uma história que segue com vigor e paixão, movida pelos ideais humanos e pelo espírito inovador.
Assistência Técnica Autorizada de Cooktop em Santos | São Vicente | Guarujá | Cubatão | Bertioga | Praia Grande | Eletrosan